O deputado Lindbergh Farias (RJ), líder do PT na Câmara, apresentou ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta segunda-feira (17) uma queixa-crime contra o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) por injúria e difamação depois de o bolsonarista fazer ataques ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à ministra da Secretaria das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e a Lindbergh, marido delajogo do tigrinho que paga de verdade, por meio das redes sociais.
"O querelado, em manifestações criminosas, utilizou-se de sua ampla plataforma digital para promover ataques gratuitos e infundados, desferindo expressões agressivas que extrapolam qualquer limite do discurso político aceitável", diz Lindbergh, na ação.
O processo ainda aguarda definição de relatoria na corte.
No último dia 12, após Lula chamar a ministra de "mulher bonita" —o que gerou críticas pelo teor machista da declaração—, Gayer disse que o chefe do Executivo estava "oferecendo" Gleisi ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e também ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), "como um cafetão oferece uma GP [garota de programa]".
FolhaJusO parlamentar também insinuou que a ministra e seu marido fariam um trisal com o presidente do Senado. No dia 13, Alcolumbre afirmou que entraria com uma representação no Conselho de Ética da Câmara e com uma ação judicial contra o bolsonarista.
Ao Supremo, Lindbergh afirma que as manifestações do deputado do PL não têm vínculo com o exercício regular do mandato. Assim, Gayer não teria a proteção da imunidade material parlamentar.
"O comportamento irresponsável e provocativo do querelado alimenta a rivalidade política já existente, prejudicando o ambiente democrático e desestabilizando o convívio social", diz o líder do PT na Câmara.
O bolsonarista apagou as publicações. "Percebi que era um tweet mal elaborado, infeliz, e o deletei", afirmou, por meio de um vídeo.
Wi-Fi Mais Rápido do Brasil — 5G+ até 10X + Rápido no Celular, Banda Larga de Ultravelocidade e Streaming com ZA9BET TV+ Bônus na Portabilidade, Chip Grátis, Wi-Fi Mais Rápido do Brasil e ZA9BET TV+ Acesse já.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Veja outros artigos desse blog Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/blogs/brasilia-hoje/2025/03/lindbergh-aciona-stf-contra-deputado-bolsonarista-que-atacou-petista-gleisi-e-lula.shtml Comentários

Recurso exclusivo para assinantes
Sua Plataforma De Apostas - Site para Jogar Jogos Onlineassine ou faça login
Selic deve subir e voltar ao nível de crise de Dilma nesta quarta, e próximos passos do Copom são incertosProjeção unânime é de alta de juros em um ponto percentual, a 14,25% ao ano; nos EUA, expectativa é de manutenção das taxas
18.mar.2025 às 23h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Astronautas da Nasa voltam à Terra e encerram missão que passou de 8 para 286 diasBarry Wilmore e Sunita Williams viajaram para a ISS em junho em uma cápsula da Boeing, que teve problemas e retornou antes e vazia
18.mar.2025 às 18h57
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
jogo do tigre Taxação de mais ricos enfrenta resistência no Congresso, e Motta sinaliza alternativas para compensar isenção do IRAo lado de Lula, presidente da Câmara cobrou responsabilidade fiscal e maior eficiência da máquina administrativa
fortunetiger 18.mar.2025 às 23h00 sonhar com trem jogo do bichoCopyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
tigre jogo OkPor favor, tente mais tarde!
jogo do.tigre Ok