O banco central da Argentina reduziu nesta quinta-feira (30) sua taxa básica de juros de 32% para 29%plataforma nova chinesa para ganhar dinheiro, em meio a expectativas de inflação menor, informou a instituição em um comunicado.
Além disso, fixou a taxa de juros para acordos de recompra ativa em 33%, ante 36% anteriormente.

"A decisão do Conselho se baseia na consolidação observada nas expectativas de menor inflação", afirmou o banco central.
A inflação em dezembro de 2024 na Argentina, quando o presidente Javier Milei completou um ano de mandato, foi de 2,7%. No acumulado do ano, o índice foi de 117,8%.
O combate à inflação é uma das principais bandeiras de Milei e uma das maiores razões que o fizeram derrotar o ex-ministro da Economia, Sergio Massa, em 2023. O ultraliberal tomou posse em 10 de dezembro daquele ano, quando a inflação acumulada alcançou 211,4%.
As novas taxas de juros entrarão em vigor na sexta-feira, 31 de janeiro, disse o comunicado. A decisão do BC argentino é contrária à postura adotada pelo Banco Central do Brasil, que aumentou os juros em um ponto percentual na última quarta-feira (29), indo a 13,25% ao ano.
Com informações da Reuters
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login

Leia tudo sobre o tema e siga:
América do Sul América Latina Argentina Javier Milei juros Selic sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/01/banco-central-da-argentina-reduz-taxa-de-juros-de-32-para-29.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês newsletter folhamercado


Imposto de Renda é decisivo na hora de optar entre PGBL ou VGBL; entenda das diferenças


Aço inteligente da ArcelorMittal permite obras mais sustentáveis, rápidas e eficientes


Ambiente seguro e infraestrutura atraem investimentos e colocam Minas Gerais como líder na economia verde


Cadastra e Maeztra unificam marca; fusão fez dobrar a divisão de commerce da empresa
fortune tiger

Amazônia é tema do segundo vídeo da série Histórias do Desenvolvimento; assista


Inovação rumo ao desenvolvimento sustentável


Click to Pay da Mastercard facilita e dá mais segurança às compras online


Bradesco oferece soluções personalizadas para empresas


Preferida pelos brasileiros, Risqué fecha o ano com novidades para as festas


Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Senado e Câmara renovam comando empoderados e em clima de 039;já ganhou039;Congresso sedimenta fortalecimento iniciado há dez anos; Alcolumbre e Motta encontram cenário de duplo favoritismo que não ocorre desde 2003
jogo de aposta do tigre 31.jan.2025 às 23h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Moradores de SP recebem alerta severo para tempestade nesta sexta (31)Pela segunda vez, a Defesa Civil enviou o alerta para a capital paulista
31.jan.2025 às 21h53
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Estrangeiros relatam algemas e maus-tratos em repatriação do BrasilMinistério da Justiça afirma que responsabilidade pelo procedimento é da companhia aérea, enquanto associação de empresas diz que a PF determina a necessidade de escolta
1º.fev.2025 às 4h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Jogue Fortune Double Hoje - Fortune Double: Aposta SeguraDivirta-se com Jogos Online — Jogue Jogos Online no ZA9BET Agora. O Melhor Site para Jogar Jogos Online Grátis! Uma Seleção Especial de Jogos Online dos Melhores Desenvolvedores do Mundo. Jogue e Aprenda. Jogos Virais. Jogos Oficiais. Jogue em Qualquer Lugar. Jogos para Todo Mundo. Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok