Tirar férias é privilégio de uma pequena parcela da população brasileira. Daqueles que ainda são CLT, que podem se ausentar do trabalho por um período, que conseguemqual horário melhor para jogar o jogo do tigre, de fato, parar a cada 12 meses e descansar. Um privilégio necessário para a saúde mental e para a boa produtividade no trabalho. Afinal, ninguém consegue fazer a mesma coisa durante anos sem cansar ou até mesmo ter a já corriqueira Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional.
No manifesto do afroturismo, escrevi que "pessoas negras viajando chega até a ser afrontoso numa sociedade em que o racismo estrutural determina que pretos devem ser duas vezes melhores do que os brancos para se sobressair e sobreviver". E concluía: "tirar férias e viajar são, portanto, o próximo passo do resistir".
Para quem consegue realmente tirar férias fica a missão de conseguir descansar. Mas nem sempre é possível. Tem que organize a casa, faça mudanças, realize bicos em outros trabalhos, vá ao médico... Tenho uma amiga que sempre ficava doente nas férias, pois era quando conseguia relaxar e ter tempo para ela. Entre os que viajam, tem a meta de conhecer novos lugares, visitar museus, restaurantes, numa agenda muitas vezes exaustiva que está longe do descanso.
Para quem trabalha com viagens e produzindo conteúdos, como eu, a missão é ficar off e não ter que conhecer nada, nem tampouco postar onde está, o que está fazendo ou comendo. Há uma urgência das pessoas para que tudo seja retratado, instagramável e sensacional, mas elas não são minhas durante meu período de descanso.
Eu gosto de não fazer nada o dia inteiro em frente ao mar, escolhendo as mesmas bebidas e comidas na mesma barraca, sem obrigação de conhecer pessoas ou coisas novas. É diferente dos turistas que estão sempre indo ou vindo de algum lugar ou passeio, com muitos registros e histórias, mas que mal conseguem ficar parados num lugar de verdade. São as famosas "férias radicais" que o cantor Caetano Veloso defendeu em 2023 dizendo que não queria, inclusive, ser convidado para eventos ou entrevistas.
Nosso jogo é 100% autorizado | Segurança e diversão garantidaDepois disso, ainda tem um período extra que pode ser na volta para casa ou no destino escolhido: as férias das férias. É aquele tempo depois da férias, que você tira para descansar do período que seria de descanso e nem sempre é. Férias das férias é o momento para você, para descansar, se organizar e se preparar para voltar à rotina de trabalho. Férias das férias são descanso e prazer dobrados. Um autocuidado necessário e urgente e que só você pode colocar como meta. Então, planeje as suas férias e depois as férias das férias!
![fortune tiger](/images/00195.jpg)
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
fortune tigerbenefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Veja outros artigos desse blog Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/blogs/guia-negro/2025/01/ferias-das-ferias-sao-autocuidado-em-dobro.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu email![Governadores criticam vetos de Lula em negociação de dívidas e ameaçam não aderir a programa](https://f.i.uol.com.br/fotografia/2024/11/27/173274190767478b13ecbbb_1732741907_3x2_sm.jpg)
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Governadores criticam vetos de Lula em negociação de dívidas e ameaçam não aderir a programaEduardo Leite afirma mobilizar bancada no Congresso por derrubada de decisão do presidente, e Cláudio Castro fala em 039;duro golpe039;; para Pacheco, momento é de 039;agradecer a Lula039;
14.jan.2025 às 23h00![O que esperar do governo Lula este ano?](https://f.i.uol.com.br/fotografia/2025/01/13/1736807148678592ecd6ee3_1736807148_3x2_sm.jpg)
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
O que esperar do governo Lula este ano?Priscila Camazano recebe Julianna Sofia, secretária de redação da sucursal de Brasília, nesta terça-feira (14)
14.jan.2025 às 7h00![Cracolândias se espalham na periferia de SP, e polícia apura agressão a usuários](https://f.i.uol.com.br/fotografia/2025/01/14/17369007356787007fd24e8_1736900735_3x2_sm.jpg)
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Cracolândias se espalham na periferia de SP, e polícia apura agressão a usuáriosMoradores das zonas leste e norte observam crescimento de dependentes químicos; prefeitura diz acompanhar casos e oferecer acolhimento
14.jan.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulo eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok