Os recifes de coral na costa e nas ilhas oceânicas do Brasil estão sob grave ameaça diante do aquecimento do oceano. É o que aponta um relatório elaborado a partir do monitoramento de um ano em 18 pontos estratégicos entre os litorais do Ceará até Santa Catarina —cerca de 2.600 quilômetros de extensão.bet365 fortune tiger
O projeto Coral Vivo destaca no estudo que o aumento da temperatura dos oceanos em 2024, agravado pelas mudanças climáticas, resultou no branqueamento em massa e na mortandade desses ecossistemas frágeis. No ano passado, o cenário foi o pior já registrado no Brasil.
Planeta em Transe Subway Surfers - Jogos GrátisProvocado pelo estresse térmico, o branqueamento ocorre quando os corais expulsam as algas coloridas que vivem em seus tecidos. Sem elas, os corais ficam pálidos e vulneráveis à fome e a doenças.
jogo de aposta do tigre Millepora alcicornis, ou gengibre-do-mar, que sofreu branqueamento na Baía de Todos-os-Santos, na Bahia - Zé Pescador/Corais Vivos/DivulgaçãoMiguel Mies, oceanógrafo e pesquisador do Instituto Coral Vivo, destaca que em 2019 o país registrou o primeiro branqueamento em massa, e agora os efeitos têm sido ainda mais devastadores. Ele afirma que as áreas com maior mortalidade estão em Maragogi (AL), Natal e Salvador.
"O coral-de-fogo [Millepora alcicornis], que é uma espécie importante do Brasil, teve redução de 90% no branqueamento em 2019. Agora nós estamos terminando de calcular, mas estimamos números similares em 2024 nessas mesmas regiões. Então [com essa repetição], o país está começando a perder essas espécies", disse a Folha.
"O coral-vela [Mussismilia hartti], ameaçado de extinção e endêmico do Brasil, sofreu muita mortalidade em 2019, e muito mais agora em 2024. A gente está vendo o cenário se agravar", acrescenta.
Sua 1ª Aposta Sem Risco — Não perca sua oferta exclusiva da SportingBet. Crédito bônus e melhor rollover do Brasil. O melhor das competições brasileiras e mundiais esperam por você só na Sportingbet! 24/7.O fenômeno não se registre ao Brasil. Em 2024, o branqueamento em massa ao redor do mundo registrou uma extensão recorde, conforme dado da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (Noaa, na sigla em inglês), dos Estados Unidos.
Ao todo 77% das áreas de recifes de coral do mundo —nos oceanos Atlânticobet365 fortune tiger, Pacífico e Índico— foram submetidas a estresse térmico.