O Ministério da Justiça e Segurança Pública avalia a ida da secretária de Direitos Digitais da pasta, Lilian Cintra de Meloslot fortune paga, para a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), onde substituiria Wadih Damous, indicado pelo presidente Lula (PT) para comandar a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
Ministério deve indicar secretária de Direitos Digitais, Lilian Cintra de Melo, para substituir Wadih Damous na Senacon - Gabriela Biló/FolhapressA mudança depende da sabatina de Damous no Senado, ainda sem data marcada —o Congresso está de recesso. Sob reserva, integrantes do ministério temem dificuldades no processo, que, se as expectativas se concretizarem, já deve ocorrer sob a presidência de Davi Alcolumbre (União-AP).
Receba até 50 giros grátis | Saque em 1 segundo via Pix.jogo do tigreA demora de Lula em indicar nomes para ocupar cargos vagos em agências se deu justamente por uma queda de braço com Alcolumbre, que queria ampliar o poder de senadores para propor diretores aos órgãos. O impasse só foi resolvido em dezembro, depois de meses de uma disputa pelo controle das indicações entre o Senado e o governo federal.
Técnicos do Ministério da Justiça temem que, se eleito, Alcolumbre possa usar a influência de determinar as datas de sabatinas para barganhar com o governo. Há ainda o risco de a oposição se articular para tentar derrubar a indicação de Damous, filiado ao PT.
Lilian assumiu a Secretaria de Direitos Digitais em substituição a Estela Aranha. O ministério ainda não tem um nome para comandar a área caso ela seja realmente seja transferida para a Senacon. Membros da pasta avaliam que Lilian é um nome natural para assumir o novo cargo, sendo uma pessoa de confiança do ministro Ricardo Lewandowski.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Davi Alcolumbre ministério da justiça senado União Brasil sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Veja outros artigos desse colunista Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2025/01/ministerio-avalia-ida-de-secretaria-de-direitos-digitais-para-senacon.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu emailNa paacute;ginanbsp;Colunas e Blogsnbsp;danbsp;Folha vocecirc; encontra opiniatilde;o e crocirc;nicas de colunistas comonbsp;Mocirc;nica Bergamo,nbsp;Elio Gaspari, Djamila Ribeiro,nbsp;Tati Bernardi,nbsp;Dora Kramer,nbsp;Ruy Castro, Muniz Sodreacute;, Txai Suruiacute;,nbsp;Joseacute; Simatilde;o, Thiago Amparo,nbsp;Antonio Prata,nbsp;Juca Kfouri,nbsp;e muito mais.
Relacionadas Justiça condena presidente do PCO por associar Kim Kataguiri ao nazismo Governo deve sancionar uso de ativos para abatimento de dívidas de estados Mudanças no Congresso devem destravar pautas do Ministério da Justiça, diz secretário Veja também PainelAmazônia é tema do segundo vídeo da série Histórias do Desenvolvimento; assista
Inovação rumo ao desenvolvimento sustentável
Click to Pay da Mastercard facilita e dá mais segurança às compras online
Bradesco oferece soluções personalizadas para empresas
Preferida pelos brasileiros, Risqué fecha o ano com novidades para as festas
Prefeitura de São Paulo amplia frota sustentável para coleta de lixo
Estratégia da Cadastra faz vendas de personal care da Suzano cresceram 4 dígitos na Amazon
Atacadão expande lojas e fica mais perto dos grandes centros urbanos
Setor elétrico investe para ter redes mais resilientes
Cinco anos de ações e trabalho em Maceió
Tecnologia permite que pneu feche furos sozinho; motorista nem percebe
Saque em 1 segundo via Pix. Ofertas exclusivas, Até 100 Giros gratis, Primeira aposta Gratis, Até 3000 em Bonus.Ainda cercada de tabus, a menopausa provoca intensas transformações na vida da mulher
Tira-dúvidas: 10 respostas sobre Previdência Privada
parar Mais lidas em Colunistas Ver todas Zeca CamargoMadri é como toda cidade deveria ser Elio GaspariO verdadeiro desafio de Trump Deirdre Nansen McCloskeyCesarismo Mônica BergamoGlobo marca estreia de telejornal Bom Dia Sábado para 1º de fevereiro Mônica BergamoPT pede ao Ministério Público que investigue caso de adolescente morta em ação da PM últimas notícias Coreia do SulRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Presidente da Coreia do Sul é preso por insurreiçãoPolícia captura Yoon Suk Yeol, afastado do cargo após decretar lei marcial em dezembro; manifestantes tentaram impedir ação
14.jan.2025 às 19h45 Como É Que É?Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
O que esperar do governo Lula este ano?Priscila Camazano recebe Julianna Sofia, secretária de redação da sucursal de Brasília, nesta terça-feira (14)
14.jan.2025 às 7h00 Governo LulaRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Lula lança programa de incentivo a professores com bolsas e cartão de crédito sem anuidadeIniciativa visa aumentar atratividade da carreira e deve beneficiar dois milhões de docentes, segundo o MEC
14.jan.2025 às 17h16Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulo eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok